Incêndios florestais: Importância do combate aéreo

Incêndios florestais: Importância do combate aéreo

408
0
Compartilhe

É inegável que os incêndios estão entre os maiores problemas para a conservação da biodiversidade. No entanto, o fogo também é um componente natural de diversos ecossistemas. O desafio na gestão de espaços protegidos é apurar o contraponto entre os eventos naturais e a intensificação destes fenômenos em decorrência da ação humana, uma vez que, esse último torna os incêndios mais recorrentes do que seriam naturalmente, com sérias consequências para o equilíbrio dos ecossistemas.

VEJA TAMBÉM: Chapada dos Guimarães: Incêndio controlado segundo ICMBio

O serviço de operações aéreas coordenado ao combate de incêndios é primordial a minimizar os efeitos das degradações ambientais através de práticas preventivas e de pronta resposta às situações emergenciais, especialmente nos casos de pequenos focos de incêndios florestais, que assolam nossas florestas todos os anos, não permitindo que os mesmos se espalhem e tomem conta da vegetação.

Ademais, dada as dimensões no nosso país e das nossas Unidades de Conservação, o uso, em especial, de helicópteros torna-se imprescindível a viabilizar a preservação da biodiversidade, das paisagens naturais e de amostras dos ecossistemas nativos, considerando ainda as características de risco de incêndio.

Nesse sentido, o emprego de helicópteros são recursos de inegável valor para potencializarmos tanto as ações de natureza preventiva como operações de contenção e extinção de incêndios, já que, por intermédio das missões com  helicópteros se pode fiscalizar as áreas e regiões onde as queimadas sejam usadas como prática agrícola usual e sem o devido controle; monitorar e detectar os focos iniciais de incêndios com o objetivo de agilizar e otimizar o combate; orientar fiscais e brigadas no combate no plano terrestre e fornecer todo o apoio logístico aos brigadistas, de forma a viabilizar a chegada aos focos de forma rápida e precisa.

Dessa forma, o emprego das tecnologias aéreas ao combate à incêndios é a forma mais adequada e eficaz para controle das queimadas no nosso país.

Redação – Portal do Piloto

Deixe uma resposta