IPAer: Instituto de Proteção Aérea

IPAer: Instituto de Proteção Aérea

1297
1
Compartilhe

RIO DE JANEIRO – Uma ideia super benéfica ao meio ambiente. Assim nasceu o IPAer. Criado por um grupo de pilotos do Rio de Janeiro, o IPAer – Instituto de Proteção Aérea é uma Organização da Sociedade Civil, intitulada OSCIP pelo Ministério da Justiça, que vem com o intuito de preservar o meio ambiente com o uso de helicóptero.

VEJA TAMBÉM: Incêndio em Portugal: Aeronaves russas ajudam no combate

O Instituto possui atualmente 2 projetos que estão em busca de apoio. Um deles é o Projeto Chapada Sem Fogo, que visa combater incêndios na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

Além deste projeto, o instituto possui um projeto padrão para os municípios, chamado Projeto VerdeCima, onde o objetivo é a capacitação de brigadistas para a atuação em situações de incêndios florestais.

O Presidente do IPAer, Rafael Marzullo, diz ao Jornal O Globo: “Nós podemos trabalhar em projetos com os municípios e com as empresas que têm responsabilidade social e ambiental. Fazemos o levantamento de riscos ambientais, preparamos as equipes de combate e atuamos contra os danos. No caso de incêndios, podemos identificar os locais críticos, levar homens aos pontos estratégicos e até jogar água do alto”.

Pelo fato de ser uma OSCIP, o IPAer pode receber doação de empresas que podem ter redução no imposto de renda. Além disso, o título de OSCIP permite ao instituto receber doações de, por exemplo, helicópteros.

A assessora jurídica do IPAer, Natalia Gomes, diz: “Se não conseguirmos comprar, queremos tentar obter a doação de um helicóptero. A Força Aérea tende a doar os modelos que deixa de usar, e nossa intenção é receber uma dessas aeronaves”.

O Instituto atualmente busca apoio financeiro de empresas para conseguir colocar para frente seus projetos supracitados.

Redação – Portal do Piloto

1 comentário

Deixe uma resposta