Reportagem com o Comandante Adonis

Reportagem com o Comandante Adonis

7749
0
Compartilhe


O Portal do Piloto teve a honra de realizar uma reportagem sobre o Comandante Adonis, piloto de helicóptero que se dedicou por quase 30 anos em prol da sociedade, atuando como policial civil e prestando apoio para os demais órgãos em situações adversas tais como incêndio florestal e resgates aéreos.

Segue abaixo o vídeo na íntegra

Portal do Piloto: Boa tarde comandante Adonis, muito obrigado pela sua participação. Comandante, você tem mais de 30 anos de experiência na aviação. Qual a importância da utilização do helicóptero no contexto da segurança pública, defesa civil e meio ambiente?

Comandante Adonis: Exatamente. Eu praticamente tenho 30 anos de aviação de asa rotativa (helicóptero) e eu praticamente trabalhei fazendo operações para públicos, que são as operações que abrangem segurança pública, defesa civil e meio ambiente. Realmente, hoje em dia, não se dá para trabalhar sem helicóptero. Por exemplo, no caso da segurança pública, ainda mais no Rio de Janeiro onde eu trabalhei, por conta da topografia e da dificuldade de se acessar os locais onde estão os criminosos, o helicóptero além de chegar rápido ao local dá apoio moral pra tropa.

Portal do Piloto: Conte nos um pouco da sua experiência.

Comandante Adonis: A nossa aviação quando ela começou não havia a aviação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, então, por isso, a ex CGOA (Coordenadoria Geral de Operações Aéreas) acabou fazendo tantas atribuições que não só as de segurança pública. Então durante muitos anos a gente ajudou, participou dessas operações humanitárias, de grandes programas de incêndio florestal e o helicóptero sempre fez a diferença.

Portal do Piloto: Você foi para Portugal para prestar apoio em incêndio florestal?

Comandante Adonis: Em 1999 se não me engano fui para Portugal e participei da campanha de fogos que Portugal faz no verão (Julho, Agosto e Setembro) porque Portugal pega fogo mesmo e se não tiver um serviço muito bom mata gente, mata bombeiro. Por isso eles tem um trabalho muito sério e bacana e eu tive a oportunidade de poder acompanhar, participar e aprender muitas técnicas com helicóptero nesse contexto de combate à incêndio florestal. O legal disso tudo foi que depois disso começamos a implementar as mesmas técnicas e as operações começaram a ter um resultado melhor. Sabemos que incêndio traz muito prejuízo para o meio ambiente e para os animais, além do efeito estufa e a extinção de animais. Por isso acho que está faltando um pouco de atenção nessa questão de se profissionalizar.

Portal do Piloto: Existe algum projeto que vem sendo feito para que isso mude?

Comandante Adonis: Não sei dizer se alguém está fazendo. Nós no Rio de Janeiro criamos o Instituto de Proteção Aérea – IPAer, cujo objetivo é justamente esse, de dar informações, experiências e tentar realmente fazer um trabalho adequado, nos moldes dos países que já fazem com excelência para se conseguir bons resultados. Trabalhar na prevenção, ter um modus operandi eficiente para quando houver necessidade você estar preparado. E para isso você precisa ter equipamento, experiência e as pessoas certas também.

Portal do Piloto: Existe algum incentivo sendo dado à este projeto?

Comandante Adonis: É um projeto novo que ainda estamos divulgando, mostrando para as pessoas a sua importância, mas tudo que é muito novo as pessoas veem com um certo ceticismo, é comum das pessoas. É um trabalho difícil, caro, pois helicóptero não é barato, então estamos realmente trabalhando para operacionalizar para fazer que aconteça e prestemos um serviço de excelência, assim como nos países acontece porque aqui não pode acontecer?

Para apoiar o Comandante Adonis e divulgar o IPAer de modo à trazer maior visibilidade aos projetos do Instituto, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares, pois cada pequena ação nossa pode resultar em algo grandioso.

IPAer – www.ipaer.org.br

Deixe uma resposta