Dicas ICAO: Como ir bem na prova

Dicas ICAO: Como ir bem na prova

12892
0
Compartilhe

Falaremos a seguir sobre algumas dicas de como ir bem na prova do ICAO e algumas mudanças realizadas pelo órgão ANAC. É interessante salientar que a comunicação oral na língua inglesa, atribuindo-se a redução de sotaque e também fluência (tendo como fluência a velocidade com a qual o ouvinte interpreta a pergunta e a responde de acordo) sabendo que por ser uma língua estrangeira – Second Language, como é conhecido no exterior, segunda língua, pode acontecer do avaliador errar alguma estrutura da língua falada.

Desde que esse erro não influencie na compreensão ele pode ser considerado um erro banal ou até mesmo passar despercebido pelo avaliador. No entanto, não é bom esperar a sorte, e sim estar atento ao que se fala. Os cursos onlines são bem vistos, mas eles pecam no sentido de você não ter um avaliador para corrigir seus vícios e dizer quando você está errando. Pois muitas vezes acostumamos a falar de uma maneira o inglês e não percebemos que estamos nos equivocando em algumas frases. Erro muito comum principalmente para quem já morou fora e criou hábitos de pronúncia e falas errôneas, mas que ficaram embutidas em sua mente, pois ninguém nunca o corrigiu, ou até mesmo a fala de muitas gírias na hora da entrevista.

Muito cuidado quem tem vícios de gíria, pois aprendeu a falar o Inglês com algum estrangeiro, pois morou fora, e foi assim que aprendeu. Provavelmente você fala com muita gíria, o que, pode ser considerado erro pelo avaliador, pois o inglês para aviação, na qual o que mais importa é a comunicação via radio, que nesse caso deve ser a mais clara e prática possível.

Se você possui mania de dizer muito: “you know” ..ou “ I think I…” ou principalmente algumas expressões mais consideradas como palavrões como caso você erre automaticamente você vem dizer “ holy crap” “ oh shit” ou “fuck that”. Muito cuidado, pode ser que seu avaliador não se agrade com isso.

Pois então veremos agora alguns passo a passo de como ir bem no ICAO e como se preparar para esse teste que vem tomando a mente dos pilotos de preocupação:

  1. Para ir bem no teste ICAO você precisa melhorar seu Inglês Técnico da Aviação, o que inclui radiotelefonia, vocabulário técnico e mais importante, o inglês dentro do contexto da aviação e a fluência no inglês comum.
  2. Você precisa ser realista sobre suas expectativas. Preparar-se de forma adiantada, de 6 a 12 meses antes da prova. E para ser honesta, querer tirar o ICAO 4 não é tão bom assim. ICAO 5 ou acima deve ser o ideal. ICAO 4 significa que você possui de 60 a 75 % de proficiência linguística.
  3. É interessante que você possua um feedback de algum professor focado no Inglês da Aviação e com cursos e conhecimento relacionados a essa área.

Para 2015 seguira algumas novidades e algumas mudanças para o teste ICAO foram realizadas:

De maneira geral a prova ainda possui a mesma estrutura, a grande diferença é que agora o candidato é avaliado por dois examinadores: um Avaliador com Experiência Linguística ou English Language Expert (ELE) e o Avaliador com Experiência Operacional ou Subject Matter Expert (SME). O novo elemento da banca de avaliadores é o SME, que nada mais é do que um profissional da área de aviação (piloto, controlador de voo). O objetivo do SME é avaliar o candidato sob uma perspectiva operacional através de sua experiência aeronáutica. Acredito que essa mudança tornará a avaliação mais precisa, pois a opinião de um profissional da área é muito válida.

Uma outra questão é que, o professor que lhe instruiu para realizar a prova do ICAO não poderá ser o mesmo avaliador! Então não tente tirar vantagem e pedir aulas para o avaliador. Tanto que, isso não será possível, pois com essa nova normalização de ter um profissional da área para auxiliar na avaliação  faz com que a avaliação seja mais confiante no resultado final.

Portanto, se preparar com algum profissional, ao menos a cada 15 dias para ao menos receber um feedback de seu andamento é viável. Não precisa procurar um profissional semanalmente se você consegue se dar bem no self-study, ou alto didática. Mas considere o conselho de algum profissional de tempo em tempo ao menos para receber esse retorno e procurar melhorar para assim você possuir uma nota satisfatória no ICAO e não precisar se preocupar mais com isso!

Deixe uma resposta